Página Inicial » Assistência Social » 18 DE MAIO Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em: Assistência Social - Data: 18 de maio de 2018

Manifesto pela conscientização!

Diga Não ao Abuso e Exploração Sexual- Ligue 100

Nosso Município que é um defensor dos Direitos das Crianças e Adolescentes realizou através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e em parceria com a Policia Militar, Guarda Municipal, CMDCA, Conselho Tutelar um manifesto através de uma caminhada, para gritar aos quatro cantos da Cidade a importância de se denunciar os abusos, não deixe que nossas crianças percam sua infância. Visando conscientizar nossa população, fazer com que as pessoas parem para refletir sobre essas atrocidades, foi plantado simbolicamente na entrada da Prefeitura, as flores artificiais amarelas que simbolizam esta importante campanha pelo Brasil inteiro.

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Nesse 18 de Maio se comera o 16º ano de mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. O Dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 15 anos muitos municípios do nosso país.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.