A CIDADE
Capitão Eneas Minas Gerais – MG surgiu quando uma expedição organizada pelo capitão Antônio Gonçalves Figueira buscava ligar Montes Claros ao rio Gorutuba e aos currais da Bahia. A expedição alcança a região próxima à serra do Catuni, às margens de uma pequena lagoa. Ali, o capitão e seus homens montam acampamento e erguem uma cruz, marcando o futuro município de Brejo das Almas, atual Francisco Sá. Quando Brejo das Almas possuía um distrito chamado Bururama.
O distrito emancipa-se em 1962 e em 1965, passa a chamar-se Capitão Enéas, em homenagem a um benemérito local. Em dezembro, com quermesses, leilão de prendas e shows musicais, a cidade homenageia seu padroeiro, São Sebastião. Pescarias na barra do Rio Verde Grande e passeios à Lapinha do Santo (gruta Santo Antônio), lagoa de São João e Lagoinha são outros atrativos de Capitão Enéas.
Gentílico: capitão-eneense.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Burarama de Minas, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Francisco Sá. Sede no atual distrito Burarama de Minas ex-povoado. Constituído de 2 distritos : Burarama de Minas e Caçarema. Criado pela mesma lei do município. Instalado em 01-03-1963,
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Burarama de Minas e Caçarema.
Pela lei estadual nº 3973, de 15-12-1965, o município de Burarama de Minas passou a denominar Capitão Enéas.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.
Pela lei nº , de , é criado o distrito de Santana da Serra e anexado ao município de Capitão Enéas.
Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 3 distritos: Capitão Enéas, Caçarema e Santana da Serra.
Assim permancendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica municipal Burarama de Minas para Capitão Enéas alterado, pela lei estadual nº 3973, de 15-12-1965.
Fonte: https://www.capitaoeneas.mg.leg.br/institucional/historia