Realização do evento contou com total apoio da Prefeitura de Capitão Enéas como fomento a cultura local
A alegria da festa mais tradicional da região invadiu as ruas do Distrito de Caçarema no último sábado (08/04). Celebrando 80 anos de tradição e sempre comemorada no Sábado de Aleluia, a Festa do Bumbá meu Boi de Caçarema mantém viva a cultura que chegou junto à construção da linha férrea na cidade.
Cachichas, vaqueiros e o puxador percorreram as ruas do distrito conduzindo o artista principal da festa: o Boi, cantando repentes, brincando com os moradores e arrastando uma multidão com o refrão que ecoa na voz da população como resposta aos versos criados pelo Puxador.
Realizada pela Associação Bumba meu Boi, que foi criada para manter viva a tradição da brincadeira, a festa contou mais uma vez com o total apoio da Prefeitura de Capitão Enéas, como também da Câmara Municipal. Para o prefeito Reinaldo, “Precisamos incentivar e valorizar eventos como esse, que a cada ano deixam um legado na história abrindo espaço para que as manifestações culturais não se percam. E o envolvimento de todos do distrito é emocionante, desde os trabalhos nas escolas até o envolvimento das famílias em cada detalhe.”
O INÍCIO
Segundo relatos, a festa que virou tradição teve início em 1943, com a chegada dos trilhos e do trem de passageiros. O precursor, conhecido como “Zezinho Toureiro”, apresentou a brincadeira a comunidade de Caçarema e, mesmo após a sua morte, conseguiu perpetuar até os dias atuais a tradição que acontece sempre no Sábado de Aleluia.
Alguns personagens são imprescindíveis para que a brincadeira aconteça:
O Boi: todos os anos ele é construído com armação de varas, arame e cordão. O toque final fica por conta do tecido que sempre traz uma estampa diferente.
Puxador: responsável por criar repentes e conduzir o boi.
Vaqueiros: responsáveis por tocar o boi.
Cachichas: homens vestidos de mulheres que acompanham os vaqueiros.
Todos os anos, além dos moradores do distrito de Caçarema, a festa reúne pessoas da região e familiares que moram fora, mas sempre aproveitam a data para revisitar a história e prestigiar a festa, mantendo viva e perpetuando a tradição da Brincadeira do Bumbá meu Boi de Caçarema.