Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Geração Esporte – Capitão Enéas realizou o lançamento do programa

Crianças e adolescentes participando do lançamento do programa

A Prefeitura de Capitão Enéas apresentou, nessa sexta-feira (29), o programa Geração Esporte, que consiste no incentivo à prática de atividades físicas, esportes e lazer com foco educacional, por meio de atividades esportivas, visando promover o desenvolvimento e inclusão social dos educandos.

O programa tem como publico-alvo crianças e adolescentes com e sem deficiência de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos de idade, de ambos os sexos, comprovadamente matriculados e frequentes em escolas públicas ou particulares.

Conheça alguns benefícios;

1) Driblar o sedentarismo

Diante desse cenário, a educação física, disciplina obrigatória do currículo escolar, serve como um primeiro passo para driblar o sedentarismo e inserir as crianças e os adolescentes em uma rotina no qual, pelo menos uma vez por semana, há a presença do esporte em suas vidas.

Somente as aulas de educação física não são suficientes, afinal, é necessário adotar uma carga mais alta de atividades durante a semana.

Contudo, a educação física também representa uma oportunidade de dialogar sobre a importância do esporte e os reflexos de uma rotina saudável de exercícios na vida de cada um dos alunos.

2) Melhora a postura corporal

Ergonomia é algo muito discutido por especialistas em saúde do trabalho.

Porém, o tema vai além do universo adulto e deve ser debatido também pelas escolas. 

O assunto é sério: a postura corporal pode desencadear problemas de saúde inesperados.

Para se ter uma ideia de como esse tema é importante, uma pesquisadora de Santa Catarina identificou em um grupo de alunos um alto número de crianças com má postura. Cerca de 70% das crianças analisadas apresentaram problemas de postura corporal.

Uma das formas de combater esse tipo de problema é com a prática esportiva.

Atividades físicas simples, como alongamentos e alguns exercícios de yoga – todos de fácil adaptação e aplicação no ambiente escolar – auxiliam na redução dos danos causados pelos erros de postura, além de serem meios para evitar o desenvolvimento de desvios de postura corporal.

3) Aprender a trabalhar em grupo

Seja um esporte coletivo ou individual, uma coisa é certa: Não existe campeão sem trabalho em equipe.

A importância do esporte na escola ultrapassa os limites da saúde e transmite ensinamentos valorosos para a convivência em sociedade e para o sucesso profissional.

Aprender a trabalhar em grupo é uma virtude importante para garantir boas oportunidades de trabalho, além disso, os esportes – especialmente os coletivos – ensinam que a união e o espírito de equipe são fundamentais para garantir bons resultados quando os desafios vêm à tona, sejam eles dentro de uma quadra ou em uma equipe de trabalho.

Dentro do ambiente escolar, o trabalho em grupo estimulado pelas atividades físicas é, inclusive, uma forma de:

  • Aproximar alunos e fazer novas amizades;
  • Assimilar e aprender a aceitar diferenças;
  • Transmitir valores de igualdade e união.

Todos fatores citados acima são importantes e que em ausência criam problemas de convívio, podendo perdurar até a vida adulta afetando a performance profissional. 

5) Desenvolve a disciplina e a responsabilidade

A importância da prática do esporte no ambiente escolar passa, também, pela capacidade das modalidades esportivas de transmitir noções de disciplina e responsabilidade nas crianças e nos adolescentes.

O respeito à figura do treinador e dos árbitros, a capacidade de manter a calma diante de um desafio, a necessidade de respeitar as regras do jogo e até mesmo o ato de treinar  para uma competição auxiliam no despertar de um senso de responsabilidade que vai sendo construído aos poucos.

6) Melhora no convívio social

O esporte prega como um de seus principais valores o respeito e a integração.

Isso permite que a escola faça da prática esportiva um investimento na melhoria do convívio social dos próprios alunos.

Em toda e qualquer escola eventualmente existem situações em que um grupo de alunos precisa reavaliar sua postura perante os demais alunos ou grupos existentes.

Nessas horas, os efeitos da prática esportiva refletem positivamente no relacionamento entre os alunos.

O esporte firma um impacto direto na capacidade de crianças e adolescentes de conviverem com pessoas diferentes, saberem introduzir novas pessoas em seus ciclos de amizade e, claro, respeitarem as diferenças entre os indivíduos. 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Print