100 DIAS DE GOVERNO

CHEGAMOS AO CENTÉSIMO DIA DA NOSSA GESTÃO.
Um marco que simboliza o ritmo das atividades do governo: agilidade, eficiência e inovação.
Temos a satisfação de olhar para trás nesses 100 dias e observar que grandes mudanças já começaram!
Dentre os avanços alcançados nesse breve período, podemos destacar:

• Redução de mais de 80% no pagamento de Horas Extras, totalizando até o momento uma economia superior a R$61.000,00.

• Criação da Lei 968/2021, que garante a transparência na utilização dos recursos destinados ao combate da COVID-19.

• Convocação dos funcionários efetivos para o retorno aos trabalhos, contribuindo assim para a diminuição na necessidade de contratação de outros profissionais.

• Serviços que antes eram terceirizados, passaram a ser executados com equipe e equipamentos próprios.
No mesmo período da gestão passada, foi gasto o valor de R$1.394.241,00 com serviços terceirizados. No atual governo, o primeiro trimestre registra uma redução acima de 80% desse valor, gastando apenas R$ 269.737,00.

• A valorização do recurso humano local é outra importante marca a ser destacada. O site municipal, por exemplo, foi desenvolvido com 100% da mão-de-obra local e totalmente voltado para a transparência na gestão pública.

E MAIS

• O aumento nas compras públicas na cidade também merece destaque! Vários comerciantes locais se tornaram fornecedores da prefeitura. Foi dada também oportunidade para que os profissionais eneapolitanos pudessem ocupar importantes cargos de gestão no governo, bem como profissionais de nível superior foram realocados para suas devidas áreas de formação.
• Regularizamos MAIS UMA DÍVIDA previdenciária DA GESTÃO ANTERIOR junto à União, no valor superior a R$ 330.000,00, garantindo o nome limpo ao município.
• A PREFEITURA CONTABILIZA O PAGAMENTO DE CERCA DE 2 MILHÕES DE REAIS DE DÍVIDAS DEIXADAS PELA GESTÃO ANTERIOR.

Além das importantes questões gerenciais, outras importantes conquistas foram realizadas:
NA EDUCAÇÃO:

• Início da estruturação de todas as escolas do município, com Internet, equipamentos, limpeza e todas as adequações necessárias para atender os alunos, famílias e funcionários.
  • Capacitação dos professores para a retomada do ano letivo através da Jornada Pedagógica.
  • Início do ano letivo de forma remota, seguindo todos os protocolos de segurança.
  • Foi assinado e publicado o protocolo de intenções do IFNMG para viabilizar o início dos cursos técnicos profissionalizantes.
  • Implantação da Escola Técnica em parceria com SENAI, SEBRAE E RIMA INDUSTRIAL.

NA SAÚDE:

• Pela primeira vez, Caçarema e região têm um médico em tempo integral para realização dos atendimentos básicos.
  • Criação do Comitê Multidisciplinar para o Enfrentamento a Covid, com reuniões periódicas, para debater e tratar todas as decisões referentes a pandemia.
  • Início da vacinação contra a Covid-19 em todo município, atendendo as regras do Ministério da Saúde.
  • Reestruturação da Ala-B do Hospital Santa Casa e início dos atendimentos aos pacientes na “Clínica de Tratamento a COVID-19”.
  • Implantação de Barreiras Sanitárias nas principais vias de acesso ao munícipio e também em Caçarema, sendo que em breve nas demais localidades.
  • Sanitização dos espaços públicos para o enfrentamento da pandemia.

NO SETOR DE OBRAS E INFRA ESTRUTURA

• Recolhimento de quase 4.000 toneladas de entulho em todos os bairros da cidade.
  • Reestruturação do Aterro Sanitário, iniciando a adequação necessárias para o projeto de tratamento de resíduos – Programa Lixo Zero.
  • Ampliação provisória do Cemitério. EM BREVE A POPULAÇÃO PODERÁ CONTAR COM UM NOVO ESPAÇO.
  • Manutenção em poços tubulares, garantindo o fornecimento de água potável a população.

NA ASSISTÊNCIA SOCIAL

• Foi criado o Núcleo da Assistência Social, um espaço que oferece vários serviços na área da assistência com o objetivo de facilitar a vida do usuário com qualidade.
  • Reforma e reestruturação do Abrigo Institucional e também a equipe técnica com o objetivo de regulamentar, acolher e proteger crianças e adolescentes no município de Capitão Enéas.
  • A Secretaria e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos, visitaram alguns bairros levando amor, carinho e mensagens de paz.
  • As crianças também foram agraciadas com um kit escolar para divertir, colorir e ler lindos livros de histórias.
  • A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social juntamente com a Saúde trabalha apoiando as famílias vítimas da COVID-19, com várias ações: apoio das equipes técnicas, distribuição de feiras e plantões diários.

NO SETOR DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

• Reinserção do município no Circuito Turístico Sertão Gerais;
  • Parceria como Sebrae para a retomada da Economia Local;
  • Negociação com o Banco do Brasil para atendimento de todos os serviços bancários na agência local com previsão ainda em abril ou início de maio.

E POR FIM, NOS DISTRITOS RURAIS

. Limpeza urbana de qualidade e regular
. Abastecimento de água
. Reparo em todos os pontos críticos das estradas
. Serviços de Saúde

Apesar do pouco tempo, apenas 100 dias, muito já foi feito e o melhor está por vir. Esteja certo que em breve teremos grandes novidades.
A pandemia trouxe muitas perdas, mas a esperança em dias melhores nos impulsiona a buscar qualidade de vida para toda população, afim de transformar Capitão Enéas em uma cidade melhor para se viver.