EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROJETO REALIZADO NAS ESCOLAS INCENTIVA A COLETA SELETIVA

MAIS DE 200 Kg DE ITENS RECICLÁVEIS JÁ FORAM ARRECADADOS DESDE O INÍCIO DO PROJETO OUTRO NORTE

Alunos da E. M. Juca da Rocha no dia da coleta de recicláveis em projeto de educação ambiental.

Um outro Norte para se viver! É com esse objetivo que as crianças da E. M. Juca da Rocha e do Cemei Tia Fia – Próinfância abraçaram o projeto da Gincana de Recicláveis, realizado pelo município em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável – CODANORTE.

Até o momento, em 4 semanas de coleta, os alunos conseguiram arrecadar mais de 250kg de resíduos, entre eles: plástico, papelão, alumínio e outros. Todo o material é doado semanalmente para a Associação de Catadores de Capitão Enéas. A parceria, além de incentivar a coleta seletiva, valoriza e apoia o trabalho dos catadores, evita o descarte inadequado e ainda contribui com o meio ambiente.

A GINCANA DE RECICLÁVEIS

O projeto consiste em incentivar os alunos a trazerem para as escolas, semanalmente, os itens recicláveis que iriam para descarte no lixo comum em suas residências. A cada 10 itens o aluno ganha um cupom e concorre a brindes que serão sorteados no encerramento do ano letivo. Todo o material arrecadado é pesado e doado para a Associação de Catadores de Capitão Enéas – ACCE.

Em 2022, duas escolas da rede municipal de ensino foram contempladas com a realização do projeto e para 2023, a previsão é que todas as escolas participem.

Além de realizar uma ação efetiva em favor do meio ambiente, a longo prazo o projeto tem intenções ainda maiores: os alunos que participam do projeto se tornam instrumento de conscientização dentro de suas casas. Com a implantação da coleta seletiva em todo o município através da ação nas escolas, o mesmo poderá receber o ICMS ecológico, contribuindo assim para execução de outros projetos que beneficiarão a cidade.

Recolhimento de itens recicláveis levados pelos alunos para a escola.

De acordo com o prefeito Reinaldo Teixeira, que apoia e incentiva as transformações ambientais e sociais através da educação, “Este é apenas um dos inúmeros projetos empreendedores para nossas crianças que impactarão em toda a sociedade. Estamos trabalhando com dedicação total para transformar a educação em todos os sentidos: atentos a estrutura, ao pedagógico, a valorização dos profissionais e tudo mais que for necessário para garantir aos nossos alunos uma educação de qualidade. ”