Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO – SÍFILIS

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável, causada pela bactéria Treponema pallidum cujo reservatório é exclusivamente humano, e é considerada um problema de saúde pública. Quando não tratada, evolui ao longo dos anos e pode apresentar várias manifestações clínicas. É classificada em diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária) (BRASIL, 2017).

Segundo Boletim Epidemiológico de Sífilis (2020), a cada ano observa-se um aumento no número de casos de Sífilis no Brasil e no estado de Minas Gerais, neste contexto a união, os estados e municípios estão articulando estratégias com ações de Saúde Públicas destinadas a promoção, prevenção e recuperação da saúde no âmbito da Sífilis.

Neste sentido a Secretaria Municipal de Saúde de Capitão Enéas por intermédio da Vigilância em Saúde municipal e Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realiza ações com o objetivo de reduzir o numero de casos de sífilis adquirida, em gestante e sífilis congênita em Capitão Enéas.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Print