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Educação em Tempo Integral: um projeto que transforma a realidade de crianças em nossa rede municipal

 

A cidade está vivenciando uma transformação significativa na área da educação por meio do Programa de Educação em Tempo Integral em Rede, uma iniciativa que reforça o compromisso com a formação integral das crianças e a valorização do território como espaço educativo.

Atualmente, o programa atende 90 estudantes, sendo 60 alunos do 2º ao 5º ano da Escola Municipal Juca da Rocha e 30 crianças do 2º período da Pré-Escola do CEMEI Tia Fia/Proinfância. O diferencial da proposta está na articulação entre a Secretaria Municipal de Educação, outras secretarias municipais, órgãos públicos e representantes da sociedade civil, promovendo uma atuação intersetorial e colaborativa.

O objetivo é claro: romper com os limites da atuação escolar tradicional e oferecer às crianças uma formação que vá além dos conteúdos curriculares, envolvendo vivências culturais, sociais e cidadãs. “A construção de uma educação integral ultrapassa os limites da escola, exigindo a colaboração de diversos atores sociais.”, afirma a equipe do programa.

Ao longo do ano letivo, os parceiros do projeto — que incluem diversas instituições do município — realizam semanalmente oficinas, palestras, dinâmicas, rodas de conversa e passeios, sempre respeitando as etapas de escolaridade das crianças. Todas as ações são planejadas de forma conjunta, integrando o calendário escolar e os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Além de proporcionar novas experiências, o programa também promove valores como a escuta ativa, a participação e o protagonismo infantil. “As crianças estão mais seguras, comunicativas e participativas. Elas se expressam com autonomia e confiança, e isso é visível no dia a dia da escola”, destacam os professores envolvidos.

O monitoramento das ações acontece semanalmente, com registros feitos por professores e acompanhamento constante da equipe pedagógica. Avaliações trimestrais permitem acompanhar o desenvolvimento dos alunos, que têm demonstrado avanços significativos em sua postura e engajamento.

A comunidade escolar já reconhece os frutos dessa iniciativa. O envolvimento das famílias tem aumentado, e a adesão ao programa só cresce. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica em Tempo Integral, a experiência reafirma que educar é um compromisso coletivo, que exige integração entre diferentes políticas públicas e um olhar sensível às demandas sociais de cada território.

Essa é a educação que sonhamos: pública, de qualidade, equitativa e inclusiva. E ela já está acontecendo aqui, no nosso município.

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