ESTAÇÃO DA CULTURA: UM RESGATE A HISTÓRIA E AS MEMÓRIAS ENEAPOLITANAS

Praça Pedro Mineiro, onde acontece a Estação da Cultura

Em 1º de março, Capitão Enéas completou 60 anos de instalação do município. Neste mês comemorativo, a volta da Estação da Cultura, que aconteceu no dia 3 de março, movimentou a Praça Pedro Mineiro. O evento, que já virou tradição na cidade, é uma iniciativa do Prefeito Reinaldo Teixeira em parceria com as Secretarias de Cultura e Turismo, com objetivo de resgatar a história da cidade.

Além da oferta de espaço para valorizar os artesãos enapolitamos, a feirinha reúne também comerciantes que deixam as noites da praça mais saborosas, oferecendo diversas comidas que já caíram no gosto da população: beiju, caldo, feijão tropeiro, doce, bolo, pastel e muito mais. Para animar a noite, artistas locais e convidados embalam o público presente criando memórias afetivas no espaço que marcou o início da cidade.

“É uma sensação única ver tudo isso acontecer e contribuir na continuação da história da nossa querida Capitão Enéas. A praça Pedro Mineiro, lugar escolhido para que a feira se fixasse, abrigou também o primeiro hotel da cidade, cinema, boate e outras importantes construções para a economia da época”, destaca o prefeito Reinaldo Teixeira.

O INÍCIO DE TUDO

O secretário de Cultura, Luiz Antônio, ressalta que “Assim que o Capitão deu início a construção da linha férrea na região, o prédio da Estação Burarama deu abertura para o desenvolvimento da cidade que mais tarde levou o nome do seu fundador, Capitão Enéas. E por esse motivo o espaço é tão significativo. A avenida da praça Pedro Mineiro tem também outro ponto de destaque, já que liga a Estação ao bairro Sapé, o primeiro da cidade que já existia antes mesmo da chegada do Capitão em terras eneapolitanas.

Na comemoração dos 60 anos de instalação do município, a cultura também entrou em cena através da educação. Os alunos das escolas municipais realizaram uma Mostra Cultural com exposição de trabalhos sobre a história da cidade e sobre o centenário de Jacinto Teixeira da Silva, primeiro intendente do município e Nadir Landulfo Teixeira, famosa Dona Naná que também teve importante contribuição na construção desta cidade.