Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CAPITÃO ENÉAS REALIZA 3ª EDIÇÃO DA MAIOR AÇÃO DE SAÚDE DA REGIÃO

Os 4 dias de evento ofertarão exames, testes rápidos, palestras, orientações e todos os serviços oferecidos na Atenção Primária

 

A Prefeitura de Capitão Enéas, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza dos dias 19 a 22 de setembro a Ação Mais Saúde Perto de Você. O evento, que está em sua 3ª edição, se tornou um marco da administração do Prefeito Reinaldo Teixeira pela quantidade de serviços oferecidos à população de maneira gratuita. Os quatro dias de evento acontecem no pátio da Secretaria Municipal de Saúde, com uma programação intensa e estrutura digna de grandes feiras.

“A iniciativa surgiu, a princípio, da necessidade de sanar problemas de média complexidade, devido a pandemia e também a falta de assistência aos munícipes pela má administração dos recursos públicos. Assumimos a gestão com uma população completamente adoecida e a ordem do prefeito Reinaldo era sanar ao máximo os problemas já existentes, ao mesmo tempo, trabalhar para estruturar a Atenção Primária no município para evitar o surgimento de novos problemas”, destaca o Secretário de Saúde, Adriano Souza.

O trabalho tem gerado bons resultados, e por isso, a 3ª edição do evento tem como principal foco evidenciar os serviços da Atenção Primária, principal porta de entrada dos pacientes ao serviço de saúde. Os estandes montados abordam temas como Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde da Criança, Saúde Bucal, Cuidados Básicos, Vigilância em Saúde, Saúde Mental, Testes Rápidos, entre outros.  Outra grande novidade é a parceria com as Secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social e a Secretaria de Educação, que tem atraído grande público. Enquanto aguarda atendimento, à população pode prestigiar também a sala de palestras climatizada, que tem abordado os mais diversos assuntos relacionados a Atenção Primária.

 

OS RESULTADOS

As duas primeiras edições da Ação Mais Saúde Perto de Você chegaram a realizar mais de 15 mil atendimentos, ofertando serviços como consultas, exames laboratoriais, distribuição de medicamentos, consultas especializadas e muito mais. Através delas, foi realizado também um levantamento de demandas reprimidas, servindo para organização do serviço no levantamento de cirurgias paradas, exames mais complexos e casos que necessitavam de acompanhamento com especialistas. Como resultado, o município acabou investindo parte dos recursos do SUS na qual a cidade recebe na criação da Clínica de Especialidades. “Nós chegamos a realizar mais atendimentos que a população total da nossa cidade. Infelizmente, pela divisão de território dos SUS, temos um número mínimo de exames e consultas com médicos especialistas disponíveis mensalmente, tornando praticamente impossível sanar os problemas encontrados. Mas com responsabilidade e boa gestão dos recursos, conseguimos através da criação da clínica ofertar para nossos munícipes serviços que antes só eram realizados em outras cidades, amenizando um pouco o sofrimento da população, principalmente a que mais precisa” esclarece o prefeito Reinaldo Teixeira.

A realização da Ação Mais Saúde Perto de Você pode ser, sem sombra de dúvidas, considerada uma das maiores ações realizadas na região, não só pela estrutura, mas também pela quantidade de serviços oferecidos gratuitamente à população, reunindo, neste ano, além de uma equipe de saúde completa durante os quatro dias, as Secretarias de Desenvolvimento  Social, a Secretaria de Educação e as carretas que estão realizando exames de Mamografia, Ultrassom e Raio-X.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Print