Secretário de Educação do Estado de Minas Gerais anuncia investimento de 20 milhões de reais para Capitão Enéas
Na última terça-feira, dia 21 de março, a convite do prefeito Reinaldo Teixeira e do Deputado Estadual Arlen Santiago, o município de Capitão Enéas recebeu o Secretário de Educação do Estado de Minas Gerais, Igor de Alvarenga e a Superintendente Regional de Ensino, Maria Levimar. A visita marcou um importante momento para a educação do município, que em 2022 formalizou com o estado a adesão ao Projeto Mãos Dadas. Inicialmente, cerca de 600 crianças do Ensino Fundamental – Anos Iniciais foram absorvidas pelo município e já são atendidas.
MUNICÍPIO E ESTADO DE MÃOS DADAS
Em Capitão Enéas, a negociação final do projeto contemplará 20 milhões de reais e atenderá um número muito maior de crianças. O projeto ousado do prefeito Reinaldo Teixeira escreve um novo capítulo na história da cidade, que tem atualmente mais de 2000 mil crianças de 0 a 14 anos fora da escola. Serão construídas um total de 9 escolas, sendo 5 pelo Projeto Mãos Dadas, e outras 4 frutos de outras negociações com o Estado. Quadras para a prática de esporte e ônibus escolares também estão inclusos. A reestruturação ganha ainda mais força com todos os benefícios envolvidos: modernização dos espaços já existentes, investimento em equipamentos, qualificação de professores e o grande diferencial que inclui a implantação do ensino em tempo integral.
A proposta vai além da educação tradicional: oferecer aos alunos condições para que eles tenham autonomia nas escolhas que irão direcionar o projeto de vida de cada um. Com os filhos na escola, os pais poderão se dedicar ao trabalho, reduzindo o índice de desemprego e de famílias em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo, favorecendo o desenvolvimento do município como um todo.
A agenda do Secretário de Educação do Estado de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, em Capitão Enéas, tem incluso a visita a um dos terrenos onde será construída uma escola de Educação Infantil pelo Projeto Mãos Dadas, a visita a Escola Municipal Ilda Fernandes, que está completamente modernizada e também ao PROINFANCIA – Cemei Tia Fia, espaço devolvido à população após 8 anos fechado.